25 August 2009

My twilight zone moment

No dia anterior, no autocarro a caminho de Vancouver, uma americana de Seattle tinha-nos dado algumas dicas de locais para visitar na cidade. Uma, em particular, tinha-me chamado a atenção: na Comercial Drive existiam alguns cafés portugueses. No dia seguinte, lá estávamos na tal rua comigo a prometer ao José um típico pastel de nata - que ele nunca tinha provado.

No entanto, de português o tal Joe's Bar teria pouco mais que a bandeira nacional no toldo. Eu na minha inocência esperava entrar num pequeno micro cosmos português onde qualquer emigrante de Vouzela ou Cabeceiras de Bastos se sentiria em casa. Um sítio onde o português, depois de um dia de trabalho, poderia descansar e beber um fino, trincar uns tremoços e trocar uns dedos de conversa sobre o seu Benfica e rir-se das piadas dos Malucos do Riso. Por outras palavras, um lugar muito parecido com a Assembleia da República.

Conselho: se vir algum café português no Canadá anunciando como especialidade o seu capuccino - que como todos sabemos, é típico da zona de Pombal -, suspeite. É bem capaz de encontrar, como eu encontrei, um empregado chinês, cartazes anunciando touradas em Madrid e um dono que fala espanhol com a cliantela hispânica. Sobrou o pastel de nata. Servido bem frio, directamente do frigorífico debaixo do balcão. Como todos sabemos, o pastel de nata servido bem frio é típico de Benavente.

No comments:

Post a Comment