19 August 2009

Falling Water e outros passeios pela América

Os fins-de-semana serão agora reservados para viajar, para conhecer os Estados Unidos. Mais viagens do esperava. Melhores viagens do que esperava. Por muito menos do que esperava. No calendário alinham-se Seattle e Vancouver, esta semana, e Washington DC, Los Angels e Las Vegas entre Setembro e Outubro. Costas oeste e este. Norte e sul. Belo e borlesco. Um pequeno retrato da heterogénea realidade americana.

Entre outros planos ainda por confirmar, e uma escala no regresso a Portugal em Nova Iorque, onde tentarei ver o que me for possível, há mais uma certeza. A promoção inclui voos gratuitos para a cidade de Pittsburgh. E o que tem de especial Pittsburgh? Trata-se da cidade mais perto da invulgar casa Falling Water desenhada por Frank Lloyd Wright. Aquela a que muitos chamam o mais famosa casa do mundo.


Lembro-me de ficado intrigado com o projecto quando vi um documentário pela primeira vez, teria pouco mais que doze ou catorze anos. Lembro-me de procurar imagens da casa nas livrarias e de ficar maravilhado com o seu interior. Lembro-me de há uns anos pensar como gostaria de ver esta casa. Lembro-me de em Cesena receber um mapa dos Estados Unidos das mãos da Mariana e de assinalar Pittsburgh - o mesmo mapa que está aqui na parede em frente dos meus olhos. Lembro-me de pensar como era longe de Washington DC e de hesitar se valeria a pena ir até lá. Sem imaginar que poderia ir sem ter que pensar em voos. Inesperado. Dificilmente regressando aos Estados Unidos poderei fazer um desvio para ver esta casa.

Apesar de ser apenas uma casa - dirão alguns e, admito, com alguma razão - há naquela junção de natureza e modernidade, de americano e europeu, de engenho e arte, um resultado que me fascina. Esta é talvez a minha maior aventura aqui, a mais pessoal: cumprir um sonho com anos.

Foto: Google Images

No comments:

Post a Comment