19 August 2009

Impressões de uma cidade moderna

Não sei se Portland é a melhor cidade dos Estados Unidos no que se refere a serviços de transportes públicos - dizem que sim. O que sei é que Portland é, sem dúvida, a com melhor serviço de transportes públicos onde já vivi.

No centro da cidade, na downtown, os transportes públicos são grátis, incluindo o MAX, o metro de superfície, o street car e o autocarro. Se apanharmos um autocarro pagamos um bilhete de dois dólares, mas que podemos usar as vezes que quisermos num espaço de duas horas. Foi assim que hoje fiz três viagens de autocarro com um único bilhete. Enquanto espero posso telefonar para a linha do Trimet, a rede de transportes, e saber quando passam os autocarros de cada linha naquela paragem. Com uma precisão de segundos.

Se quiser, posso também levar a minha bicicleta no autocarro que tem, na sua frente, um suporte para o seu transporte. E se for alguém com mobilidade reduzida, todos os autocarros têm rampa e motoristas prestáveis que ajudam a pessoa a embarcar e desembarcar. Demore o tempo que demorar.

Ao sair do autocarro, o motorista quase sempre diz um thank you a cada passageiro e recebe o cumprimento em troca. Sim, metade disto parece inventado. O curioso é que se eu inventasse, não me lembrava de metade destas boas ideias.

No comments:

Post a Comment