24 August 2009

Apontamentos de Seattle

Na quinta-feira à tarde lá estávamos, eu e o José, na estação de comboios de Portland prontos para a nossa primeira viagem. A primeira viagem de comboio na América. A primeira viagem para fora do estado do Oregon , com direito a passar a fronteira do Canadá.

Os comboios nos Estados Unidos não são, regra geral, muito populares. Poucas linhas. Poucas ligações. Pouco pontuais. Pouco económicos. Pouco práticos. Da nossa experiência percemos que os comboios não funcionam tão bem como na Europa - desde logo, porque existem menos linhas e porque o processo de embarque é mais demorado e complicado. Mas as carruagens são confortáveis, a viagem directa e o preço final bastante atractivo. Ida e volta de Vancouver, com comboio para Seattle e ligação entre as duas cidades com autocarro, ficou em 60 euros. Falamos de 500 quilómetros para lá e outros tantos no regresso. Arrisco mesmo a dizer que foi barato.

Chegados a Seattle, depois de quatro horas de viagem, apercebemo-nos que a cidade é mais pequena do que esperávamos. A downtown faz-se muito bem a pé. Entre a estação e o Pipe Market, contámos pouco mais de 30 minutos a caminhar. As ruas lembram um pouco São Francisco com as transversais a prolongarem-se por vários níveis. Seattle não é uma cidade plana mas faz-se bem.

A pousada da juventude onde ficámos, a Green Tortoise Seattle Hostel, estava literalmente a quatro passadas do Pipe Market. Saindo da porta da pousada, avistava-se logo a entrada do conhecido mercado de Seattle, uma zona onde nasceu o primeiro Starbucks nos anos de 1970. Muito barato e muito limpo, mesmo muito limpo, eu não esperava um alojamento tão bom na nossa noite em Seattle. Os quartos tinham boliches individuais com direito a cortina e ventoinha e a cacifo individual debaixo de cada par de boliches.

O passeio pela downtown, entre a Space Needle e a zona da Pioneers Square, faz-se numa manhã com direito a algumas pausas para fotografias. Com autocarro para Vancouver pelas cinco horas, concluímos que, para uma viagem de mochila, Seattle se faz num dia. Se quisermos visitar os museus - como a cidade subterrânea, o aquário, a linha de montagem do fabricante aeronáutico Boeing ou o Experience Music Project/Science Fiction Museum & Hall of Fame desenhado por Frank Gehry - precisaríamos talvez de mais dia e meio.

No comments:

Post a Comment