26 August 2009

Assim vai o trabalho

Reunião à hora de almoço no departamento. Tenho notado uma certa tendência para as reuniões de trabalho serem agendadas para a uma da tarde. A razão é simples: aqui normalmente almoça-se mais cedo, nalguns casos mesmo por volta das 11 horas da manhã. Marcar uma reunião para a uma da tarde não significa, como aconteceria em Portugal, roubar a hora de almoço à pessoa. Apenas se assume que a pessoa já almoçou a essa hora e está pronta a começar o trabalho da parte da tarde.

As reuniões aqui desenvolvem-se de forma rápida, comunicamos o que fizemos, as nossas dúvidas, trocamos impressões e recebemos sugestões. Tem sido assim, quer em reuniões a dois, quer com mais colegas. Existe um certo let's get straight to the point. Agrada-me isso. Existe, ainda assim, espaço para um aquecimento, uma conversa mais informal. Tanto quanto sei, isso não é tão comum entre americanos - pelo menos, esta é uma diferença que os europeus costumam notar em situações de trabalho.

Para já, esta semana irei reorganizar as bases de dados e correr algumas novas análises depois de ter discutirmos algumas opções e soluções para os problemas encontrados. E, como a certa altura se falou na reunião, nestas coisas das investigações, é muito bom que os erros surjam. É muito bom sinal. Eu que o diga no caso da minha tese.

No comments:

Post a Comment