01 September 2009

Um passeio de bicicleta por Hillsboro

No sábado, aproveitei a ida ao aeroporto de Hillsboro, onde decorreu o festival aéreo, para dar um passeio pela vila. A viagem na linha de MAX desde Portland até Hillsboro não leva mais que meia-hora e podemos levar a nossa bicicleta na carruagem - nem nos precisamos de preocupar com ela, viaja num suporte próprio.

Chegado ao centro da vila peguei na bicicleta e fui explorar as ruas. Tinham-me dito no festival que era uma cidade pequena com uma grande comunidade de mexicanos. De facto, a localidade corresponde à imagem da terra nascida à beira da estrada. Uma imagem bem diferente de Portland.

Hillsboro é uma terra com ruas largas e casas de um só piso. Não é pequena. Mas se é grande é-o porque cresceu para os lados e não para cima. Muitas bombas de gasolina e restaurantes de fast-food. Poucas pessoas e espaços simpáticos. Todos parecem ter casa e o essencial mas não parece ser uma terra feliz ou especialmente rica e próspera. Parece um dormitório para emigrantes, meio esquecido ali nos campos que rodeiam o pequeno aeroporto.

Esta é a América real. Não a América do yes we can. A outra. A América do may be we can.

1 comment:

  1. A foto está tão gira :) o carro parece um animalzinho gordo e pachorrento a arrastar-se pela estrada!

    ReplyDelete