29 September 2009

Impressões de Boston

Eu juro que não era para ser tradição mas o relato da viagem a Boston ficará para uma outra altura, assim como os de Los Angels e Washington DC. Durante esta semana entre aulas, investigação e um outro projecto sobrará pouco tempo.

Por agora, apenas para dizer que parti para Boston com expectativas altas. A cidade dos Kennedy. A cidade de Harvard e do Massachusetts Institute of Technology. O berço da nação americana.

Boston foi muito mais que isso. Muito mais que um bom fim-de-semana fora de Portland. Uma cidade que nos consegue transportar com as suas ruas para pleno século XVIII, para os tempos da revolução americana e, anos mais tarde, para os fluxos emigrantes de irlandeses e italianos. Uma cidade que nos relembra que ali se constrói muito do saber e conhecimento de uma nação. Uma cidade que nos mostra a sua força económica e política quando abandonamos as ruas e ruelas e olhamos para o céu e vemos os altos e modernos prédios da skyline. Uma cidade que sintetiza muito bem as adversidades e as diversidades que construíram os Estados Unidos.

Se pensamos que os Estados Unidos, porque são recentes, não têm história nem essa história é feita de grandes feitos e grandes figuras, estamos enganados: Boston está ali para nos elucidar.

No comments:

Post a Comment