20 October 2009

Pedro no mundo do basketball...

A pré-época de basketball começou há duas semanas e isso significa que os Trail Blazers, a equipa da cidade e uma das melhores da liga da NBA, recomeçaram os seus jogos. Uma oportunidade para estes europeus verem como se joga este desporto por terras americanas e ver alguns dos melhores jogadores americanos em acção. E, não vamos esquecer: por um preço muito menor do que nos jogos de época. O bilhete de última fila não só foi muito mais barato do que esperávamos como nos deu uma vista muito melhor para o campo do que poderíamos esperar entre dezenas de milhares de lugares.

Mas e o jogo? É definitivamente algo que nos prende do primeiro ao último minuto porque, facilmente, em dois minutos uma equipa que ganha com larga vantagem fica a perder por três pontos. Tudo depende do modo como os cinco jogadores da equipa adversária jogam e este é um desporto de grande iniciativa, energia e criatividade. Os Denver Nuggets tinham tudo isso e, como disse um dos meus colegas de casa, o Bert, este jogo de ontem foi especialmente bom para um jogo de pré-época. Tivemos sorte, portanto.

A dez minutos do fim, os Blazers não tinham vantagem sobre os rivais e a vitória foi arrancada a ferros: de uma margem de vitória de cinco pontos nos últimos quatro minutos, nos últimos dois minutos, restariam apenas três pontos. E três pontos é o que uma equipa ganha com um lance fora da área de lançamento. Durante o jogo vimos dois ou três e só isso vale o espectáculo como o momento em que os Blazers retomam a posse da bole, fitam as defesas, correm, passam a bola, não entra, tentam de novo, não entra, um agarra, salta e mete a bola no cesto enquanto se agarra ao cesto. Como nos filmes? Melhor que nos filmes, caramba. E isso diz tudo.

A imagem essa é do José que, para nossa sorte, levou a máquina e ainda gravou uns vídeos do jogo.

No comments:

Post a Comment