12 June 2009

Apontamentos de Valência

Com algum atraso, aqui segue o relato da viagem a Valência. Os agradecimentos costumam ficar para o fim, mas aqui vão, porque são bem merecidos, logo no início. Obrigado, Filipa e Leonardo, pelo modo como nos receberam, a mim e à Mariana, em vossa casa e na vossa cidade. Foi bom reencontrar-vos e foi bom saber que estão contentes com a vossa cidade. Bem o merecem e, com uma cidade assim, percebe-se porquê.

Confesso que quando cheguei a Valência esperava uma cidade simpática, mas pequena e antiga, praticamente limitado a um outro edifício mais mediático na Ciudad de las Artes y las Ciencias. Caso para dizer que devia ter feito o trabalho de casa. A Ciudad de las Artes y las Ciencias, desenhada pelo arquitecto espanhol Santiago Calatrava, que conhecemos da nossa Gare do Oriente em Lisboa, é muito maior, mais imponente e audaciosa do que eu esperava. Destaque para o Palau de les Arts Reina Sofía (casa da ópera) e para o L'Hemisfèric (cinema Imax).

O nosso primeiro contacto com ela foi à noite, num passeio em que o Leonardo e a Filipa nos apresentaram aos cantos deste espaço, que nasceu onde antes estava um rio. Aliás, o extenso jardim que nasceu no antigo caudal do rio foi uma agradável surpresa.


No segundo dia, guiados por algumas sugestões e um mapa, eu e a Mariana fomos descobrir Valência a pé. Mais uma vez, devia ter feito o trabalho de casa. As ruas do centro da cidade têm vida própria, encontrando-se facilmente lojas bastante alternativas que apenas esperaríamos encontrar em Barcelona. Valência é a terceira maior cidade de Espanha e isso nota-se. Pelas 11 horas da manhã, paragem para descansar e beber a típica orxata, uma bebida a lembrar um batido de frutos secos, servida muito fresca. Continuámos e subimos ao Miguelete, a torre da catedral da cidade, para apreciar a vista.



Depois, ao almoço, a Filipa e o Leonardo juntaram-se a nós para uma típica paella valenciana, com coelho e frango. Muito boa. O jantar, cozinhado pela Filipa, também estava muito bom e soube bem depois do passeio da tarde, que terminou de novo na Ciudad de las Artes y las Ciencias para um filme sobre as múmias do Egipto.



No dia seguinte, o último da Mariana em Valência, fomos ao L'Oceanogràfic, o oceanário da cidade. Muito interessante e muito divertido, sobretudo o corredor de vidro que passa por entre o tanque dos tubarões. Como se estivessemos no fundo do mar. Mas de uma forma mais segura, claro. Pena que, apesar do seu visível esforço a dançar, o Leonardo não tenha vencido o concurso para participar no espectáculo dos golfinhos. Leonardo, claramente o pai daquele miúdo da crista tinha comprado a apresentadora...


Na parte da tarde, despedi-me da Mariana e acompanhei o Leonardo e a Filipa a uma conferência. E, por sorte, dentro do tema da minha tese. Oficialmente, sempre posso dizer que fui lá para ver a conferência. Se resulta com colegas que não põem os pés nas aulas e andam, passo a citar, a "conquistar o Báltico" durante semanas, deve resultar comigo. A diferença é que eu não preciso disso. Mas voltando à conferência, é sempre bom ver outras investigações na área e discutir alguns aspectos e dúvidas idênticas às nossas. A noite terminou da melhor forma, conheci a Inmaculada, que tanto nos tem apoiado a todos nós, os alunos do mestrado das cinco faculdades. Muito simpática, divertida e acessível!

No dia seguinte, o último para mim, fui conhecer a faculdade de Psicologia. Estão bem instalado, sem dúvida! Apanhei o avião na hora de almoço, a paragem de metro vai directamente da faculdade para o aeroporto, e regressei à noite. Para trás, uns maravilhosos dias em Valência com dois amigos que não via há vários meses e a minha cara-metade. Cheguei a tempo de ver o Barcelona derrotar o Manchester, pelo qual torcia. Mas, depois de uma viagem tão boa, quem ficaria triste?

2 comments:

  1. Fico contente por poder assistir a estes momentos de pura tortura pessoal! :)
    Gosto de saber do vosso paradeiro!! Bom trabalho colegas!!
    Grande beijo*

    ReplyDelete
  2. Uma trabalheira completa, Marta! :)) E por aí, pela nossa Coimbra, tudo em ordem?

    Abrcs!

    ReplyDelete