11 July 2011

Coisas que não compreendo neste país

A Suíça era, já há alguns anos, o meu wishful country e o mês que levo aqui tem mostrado que existem boas razões para o ser. Mas, claro, também existem coisas que não compreendo.

Falo, por exemplo, da insistência do comércio suíço encerrar às seis da tarde e aos fins-de-semana estar apenas aberto aos sábados no mesmo horário. Falo do tempo que num dia tem trovoada e chuva e catorze graus de temperatura e logo no seguinte tem céu limpo, sol e vinte e quatro graus.


Falo dos casais que têm que inscrever os filhos nas creches ainda antes destes nascerem. Falo de um copo de bom vinho custar metade do que um copo de uma boa cerveja. Falo de uma casa em Genebra, por mais simples que seja, custar um milhão ou dois milhões de francos.

Falo do governo federal que aqui é, na verdade, um colégio sem primeiro-ministro e com ministros de partidos diferentes. Falo do partido mais votado que assenta o seu pensamento político num discurso xenofóbico que faz do PNR uma espécie de partido centrista pró-imigração. Ainda assim, ou talvez também por isso, estou maravilhado com este país. 

Pedro

No comments:

Post a Comment